
/
Comunicação &
Redação Criativa

Cursos

Papo de Dorama: Entendendo a Coréia através dos K-dramas
Centro Ásia
Janeiro / 2023
O minicurso visou observar como tais produções podem ser referências na hora de compreender a realidade e a construção da identidade coreana. Além disso, o objetivo deste projeto é dar uma introdução ao estilo de linguagem, bem como às principais características, deste produto da Onda Coreana.
Idealizei desde o curso em si até o e-book disponibilizado aos inscritos, além de ministrá-lo exclusivamente ao Centro Ásia, em 2023.
Em uma conversa descontraída e informativa, o curso apresentou não apenas a trilogia de livros “Asiáticos Podres de Ricos” do autor Kevin Kwan, mas também sua adaptação para os cinemas, e mais: trouxe um pouco desta cidade-estado, que é Cingapura, onde suas raízes orientais construíram um paraíso sustentável e tecnológico na Ásia, se tornando assim em pouco tempo um dos Tigres Ásiaticos. Melhor ainda, um leão.
Idealizei desde o curso em si até o e-book disponibilizado aos inscritos, além de ministrá-lo exclusivamente ao Centro Ásia, em 2023.
A História da Coreia pelos K-dramas Sageuk
Centro Cultural Coreano no Brasil
Maio e setembro / 2025
O objetivo deste curso é apresentar aos brasileiros a história da Coreia, a fim de aproximar essas informações, ainda pouco acessíveis, dos brasileiros, tanto para compartilhar o conhecimento sobre o passado do país, quanto materializar o cenário dos K-dramas históricos mais assistidos pelos espectadores da Onda Pop Coreana.
Para trazer uma ideia mais real sobre a Coreia antiga - dos três reinos de Silla, Goguryeo e Baekje, depois Goryeo e Joseon – até o século XX, usaremos os K-dramas sageuk mais famosos para recontar o passado e trazer mais informações sobre a rica História coreana.

Onda Pop Coreana: da cultura ao mercado
ESPM - Dynamics
Maio / 2026
A movimento da onda Pop Coreana tem cerca de 225 milhões de seguidores globais, sendo um grande case de sucesso da indústria cultural e de entretenimento. Neste curso, vamos descobrir como a Coreia do Sul transformou sua percepção diante do mercado mundial, e construiu artistas que a representam entre as marcas e os fandoms, com lições valiosas de estratégias de comunicação. Ao final, os alunos terão aprofundado seu repertório sobre essa indústria de idols, com um olhar crítico sobre mecanismos deste universo, e como adaptá-los em sua área profissional.

Eventos

Rococó & Sedução: Intermedialidade e o consumo
de luxo
VII Conferência Brasileiras de Estudos em Comunicação e Mercado
2017
O presente trabalho busca analisar e relacionar três diferentes obras, que possuem em comum, a recorrência ao estilo artístico, do final do século XVIII: o Rococó. A visualidade do filme Maria Antonieta, de Sophia Coppola, lançado em 2006; o ensaio fotográfico para a revista Vogue, também em 2006, assim como as imagens da campanha publicitária, da marca Louis Vuitton, primavera/verão- 2007. A escolha desses objetos para análise pretende reforçar, ainda mais, a intermedialidade, onde a Arte, possibilita e amplia o diálogo entre áreas como: publicidade, cinema, moda e consumo de luxo.
O Fantasma da Ópera além dos Palcos: a construção do Personagem do Fantasma e a intermedialidade no teatro
Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC
2021
Este trabalho tem como objetivo estudar a construção do personagem Fantasma da ópera, tanto na obra original de Gaston Leroux, de acordo com a linguagem literária, quando sua apresentação performática no musical, e a presença da intermedialidade para a esta adaptação, que nos permite a comparação dos meios literário e teatral.



K-Pop e J-Pop como Operadores de Memórias Culturais
31º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
2022
Quando o Pop asiático, em especial o J-Pop (Japan Pop) e o K-Pop (Korean Pop) invadiram as redes midiáticas e os contextos urbanos, alguns pesquisadores relacionaram esses movimentos ao Pop estadunidense. Porém, é insuficiente defini-los como mera imitação do Ocidente. Há um resquício colonial nessa interpretação, replicando uma visão orientalista reincidente em diversas instâncias culturais.
Hallyu como Influencer: ativismo dos fandoms nas redes sociais
III Encontro Virtual da Abciber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura)
2022
O presente trabalho propõe uma apresentação e análise a respeito da influência dos artistas do movimento Pop sul-coreano, denominado Hallyu, sobre seus fãs e seguidores, a partir de seu poder de alcance graças às redes sociais e plataformas digitais, que acessibilizaram o contato e conexão destes seguidores tanto com seus ídolos, que podem ser considerados influenciadores, a partir do momento em que criam reações através de seus discursos, como entre si mesmos, reunindo-os em grupos, os fandoms, que se dispõem como agentes acontecimentais para criar ações transformadoras no momento de sua sociedade, ultrapassando fronteiras geográficas e culturais.


Evento 6o Anos de Coreia do Brasil - Do Bom Retiro à Hallyu
Centro de Estudos Orientais (PUC-SP)
2023
Em 2023, a imigração coreana no Brasil completou 60 anos. Ainda muito jovem em nosso território, se comparada às outras nações asiáticas que migraram para o Brasil, mas em evidência pela sua evolução rápida tanto no mercado interno quanto pela indústria Pop cultural em ascensão. Falar, então, da Coreia neste momento é mais do que homenageá-la, é reconhecê-la. Somos levados a refletir sobre o conhecimento sobre o passado e o presente da cultura deste país asiático, bem como sua disseminação pelo soft-power e o uso das mídias digitais.
​​
Idealizei e organizei o evento - desde os convidados até a identidade visual do projeto -, com apoio do Centro de Estudos Orientais da PUC-SP, para projeção e divulgação entre alunos, presencialmente e virtualmente.​
HANBOK POP: The traditional culture and the fabulation of Hallyu in the West and in Brazil
10th Congress WAHS (The World Association for Hallyu Studies - Paris)
2023
The aim of this paper is to propose an analysis of the traditional Korean garment, the hanbok, and how it has been worn over the years, becoming a cultural identitarian symbol, as well as the fabulation it conveys towards South Korea, the moment it becomes a creation of the Korean Pop Wave. In addition, its connection with a Korean community abroad will also be seen by analyzing the case of the artist Wooh Nayoung’s exhibitions of the Korean traditional garment, which were sponsored by the Korean Cultural Center (Centro Cultural Coreano) located in the city of São Paulo, Brazil. This way it will be investigated how the hanbok is also a communication media that builds links in a discursive basis which has allowed South Korea’s identity to be merchandised to the Western world.


Roda de Conversa Cultura Pop Coreana
19º Encontro de Comunicação e Letras - Universidade Presbiteriana Mackenzie
2024
Convidada pelo corpo docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP) para participar do 19º Encontro de Comunicação e Letras, elaborei uma roda de conversa, com mais de 40 inscritos, para discutir com os alunos sobre a ascensão da Onda Pop Coreana, e a transformação de uma identidade nacional em uma grande marca colocada à venda para o mundo, através de um amplo leque de produtos culturais.
Palestra Cultura Pop Coreana e Comunicação
NENA - Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos - ESPM
2025
Convidada pela profa. Dra. Hanna Kim a abrir o semestre do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos (NENA), da Universidade ESPM, com uma palestra e bate-papo com os integrantes do grupo a respeito da Cultura Pop Coreana, sua ascensão e a relevância dos estudos coreanos na área de comunicação.

Workshop História da Coreia e
K-drama
Korea Corner PUC-Campinas
2025
Convidada pelo Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) para apresentar no núcleo Korea Corner, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), para abrir o semestre com um workshop exclusivo sobre a representação e recapitulação da História da Coreia através das séries, conhecidas como K-dramas.

Entrevista para reportagem sobre a Hallyu no Brasil
Programa Melhor da Noite - TV Bandeirantes
2025
Convidada como especialista em Cultura Pop Coreana e entrevistada para a reportagem da TV Bandeirantes sobre "A Onda Pop Coreana que invadiu o Brasil", realizada pela jornalista Bárbara Guimarães, para o programa Melhor da Noite (transmitido no dia 28 de março de 2025).
Minutagem 54:38 a 45:57

Painel História da Coreia - de Joseon aos K-dramas
18º Festival de Cultura Coreana
2025
Por convite do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), organizou o tema, a escolha de palestrantes parceiros e apresentou para o workshop sobre a história e evolução da Coreia, durante o 18º Festival da Cultura Coreana, promovido pela Associação Brasileira dos Coreanos, em uma edição comemorativa os 80 anos da libertação da Coreia.

2a edição do K-Drama Day
Centro Cultural Coreano no Brasil + Viki Rakuten
2025
Convidada convidada pelo Centro Cultural Coreano no Brasil para apresentar sobre a história da Coreia e os K-dramas, além de mediar o bate-papo da 2ª edição do K-drama Day, evento promovido pela plataforma Viki Rakuten, para discutir sobre a produção "The Red Sleeve".


Mostra Clássicos Ocultos do Cinema Coreano
MIS - KOFA - Centro Cultural Coreano no Brasil
2025
Por convite do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), KOFA (Korean Film Archive) e o MIS (Museu da Imagem e do Som - SP), apresentou durante a Mostra Clássicos Ocultos do Cinema Coreano uma palestra sobre a animação "Kongjui & Patchui" (1978) e a técnica de Stop Motion, bem como a evolução da história da animação sul-coreana.
